Temos mais uma horta. A Horta Vertical do Poente está localizada na fachada do núcleo da Junta de Freguesia na Quinta de Laranjeiras.
Já foi instalada na zona Poente da Freguesia a segunda horta vertical, vamos chamar-lhe “ Horta do Olipandó “ . Olipandó significa: Sol em língua cigana.
A Horta mãe foi inaugurada na presença do Presidente da Junta de freguesia, Carlos Ardisson e demais representantes dos restantes parceiros.
O Programa Bairros Saudáveis é um programa participativo. A realização de cinco Fóruns Regionais dos Bairros Saudáveis permitiu partilhar experiências, monitorizar o que já foi feito e propor medidas para o futuro.
Com o intuito de também semear, junto dos mais pequenos, boas regras e hábitos alimentares. realizou-se uma workshop para um grupo de crianças no Casal dos Machados/Laranjeiras sobre alimentação saudável.
Para celebrar o que a terra produziu na nossa Horta-Mãe fomos todos, no dia 4 de Junho, festejar os resultados, cuidar dos canteiros e colher os legumes.
O Projecto aposta na promoção da saúde, da coesão social, territorial e da educação ambiental, recorrendo à requalificação de espaços urbanos que se encontrem desaproveitados ou votados ao abandono, através de práticas agrícolas e jardinagem orientadas sob princípios ecológicos e metodologias participativas.
Vamos Plantar jardins e cultivar hortas por “agricultores” e “jardineiros” que vivem na comunidade do Parque das Nações irá envolvê-lo, a si, ao seu vizinho e a todos quantos queiram participar. Todos podem fazer parte, quer quem planta quer quem colhe e consome os seus frutos!
Caso queira fazer parte deste projeto basta contactar a Refood do Parque das Nações.
Perante necessidades sentidas na comunidade de melhor convivência social, existência de espaço promotores de ações solidárias, requalificação de espaços verdes, a Refood do Parque das Nações mobilizou voluntários e residentes para algumas experiencias incluindo uma pequena Horta comunitária. A iniciativa com impacto positivo levou à candidatura de algo mais estruturado e sustentável. Assim surge a candidatura “Bairros Saudáveis” com este projeto Urbe Hortis.