O Projeto aposta na promoção da saúde, da coesão social, territorial e da educação ambiental, recorrendo à requalificação de espaços urbanos que se encontrem desaproveitados ou votados ao abandono, através de práticas agrícolas e jardinagem orientadas sob princípios ecológicos e metodologias participativas.
Pretende-se que as atividades de requalificação de pequenos espaços verdes, sejam feitas com a participação orientada das crianças e jovens, concedendo aos espaços uma componente recreativa.
Estas atividades serão realizadas em estreita colaboração com os centros de apoio a tempos livres e jardins de infância.
Também é objetivo que estas atividades se iniciem com a construção de pequenos projetos para a requalificação dos espaços segundo a ótica anteriormente referida e sendo, desde logo participada pelas crianças e jovens. Pretende-se integrar nos espaços em causa alguns materiais ecológicos para sua ornamentação através dos quais as crianças possam usufruir para algumas práticas recreativas. Pretende-se desta forma, reforçar a motivação das crianças a participar na atividade, fomentando o sentimento d pertença e valorizando a ocupação de tempos livres em espaço exterior e natural.